Guia Prático: Principais métricas de um produto digital

O monitoramento das métricas de produto digital é um passo importante para profissionalizar o seu negócio. Assim, você terá mais clareza sobre o real progresso das vendas e de outros aspectos, como a satisfação dos clientes.

Existem dezenas de indicadores que mostram essa evolução e, por isso, é importante atentar-se aos principais entre eles. Desse modo, você conseguirá direcionar esforços para dados que fazem a diferença na gestão da sua marca.

Confira a seguir 5 principais métricas de um produto digital, além de como obtê-las e analisá-las!

1. Taxa de conversão

Essa é uma informação bastante conhecida quando falamos sobre vendas na internet, não é mesmo? Mas, afinal, o que ela quer dizer?

A taxa de conversão se refere à proporção de pessoas que realizam uma ação desejada em relação ao total de visitantes de um site.

A métrica pode ser obtida desta forma: divida o número de conversões pelo de visitantes. Em seguida, multiplique o valor encontrado por 100 para achar a porcentagem.

Confira este exemplo: um infoprodutor vende um curso online de fotografia. Se 500 pessoas visitarem sua página e 25 delas comprarem o curso, a taxa de conversão seria de 5%. O número foi obtido com este cálculo: (25 ÷ 500) × 100. 

Analise a taxa de conversão acompanhando o seu desempenho ao longo do tempo e o comparando com períodos anteriores (ou com a média do setor). Geralmente, quanto maior o percentual, melhor é a performance.

2. Ticket médio 

O ticket médio é outro indicador bastante conhecido, certo? Ele representa o valor médio das vendas realizadas em uma determinada transação ou período. 

O seu valor é calculado dividindo-se a receita total gerada pelas vendas pelo número de transações ou compradores.

Por exemplo, se um empreendedor vendeu R$ 10 mil em cursos durante janeiro e realizou 120 transações naquele mês, o ticket médio é R$ 83,33 (isto é, R$ 10 mil ÷ 120).

A análise da métrica permite que você entenda o comportamento de compra dos clientes e identifique oportunidades para aumentar o valor das operações.

Além disso, ela ajuda no desenvolvimento de estratégias visando aumentar a receita e o lucro do seu negócio.

3. Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Em termos objetivos, esse indicador representa o valor médio gasto para adquirir um novo cliente para o seu produto digital. Isso inclui custos com publicidade, salários do setor comercial e despesas com marketing, entre outros.

Para calcular o CAC, some os gastos relacionados à atividade e os divida pelo número de novos compradores conquistados no mesmo período.

Caso um infoprodutor gaste R$ 20 mil em marketing e vendas durante um mês e tenha conseguido 200 novos clientes nesse tempo, o CAC seria de: R$ 20 mil ÷ 200 = R$ 100 por comprador.

O CAC é útil para avaliação da eficácia das táticas adotadas em relação ao retorno financeiro gerado pela nova clientela.

Se o indicador for alto, pode apontar que os custos de aquisição estão consumindo uma parte significativa da receita — o que é capaz de afetar a rentabilidade do negócio.

4. Retorno sobre Investimento (ROI)

O ROI é uma métrica utilizada para medir em números o sucesso de um investimento. Ele é expresso como uma porcentagem do custo e calcula o retorno financeiro gerado pelo recurso investido. 

Para calcular a métrica, subtraia o total do investimento do retorno financeiro gerado. Então, divida o número encontrado pelo dinheiro investido e, em seguida, multiplique por 100 para obter a porcentagem.

Considere que um produtor investiu R$ 10 mil em uma campanha de marketing digital e, com ela, gerou R$ 30 mil em vendas. Nesse caso, o ROI seria calculado da seguinte forma:

ROI = (vendas – investimento) / investimento) × 100
ROI = ((R$ 30 mil – R$ 10 mil) / R$ 10 mil) × 100
ROI = (R$ 20 mil / R$ 10 mil) × 100
ROI = 2 × 100
ROI = 200%

No exemplo, o ROI da campanha foi de 200%. Isso significa que o empreendedor obteve um retorno financeiro duas vezes maior do que o investimento inicial.

Vale destacar que um ROI positivo indica que o dinheiro investido está gerando retorno financeiro. Um ROI negativo, por sua vez, mostra que o investimento gerou prejuízo.

5. Net Promoter Score (NPS)

Por fim, o NPS é uma métrica relevante sobre o seu produto digital. Afinal, ele avalia a satisfação e lealdade dos clientes em relação à marca. 

Obter esse dado é bem simples. Para isso, envie uma questão aos compradores perguntando o quanto eles recomendariam o seu infoproduto ou negócio a amigos e familiares. A resposta deverá ser feita em uma escala de 0 a 10.  

Com base nelas, os clientes são classificados em três categorias. De acordo com as notas dadas, eles são chamados de: 

  • promotores: notas 9 ou 10;
  • neutros: notas 7 ou 8;
  • detratores: notas 0 a 6.

Você deve ficar especialmente atento aos detratores, tentando entender o motivo da não recomendação. Observe os neutros e evite que eles reduzam a nota ao longo do tempo. Por fim, quanto mais promotores a sua marca tiver, melhor.

Portanto, você conferiu neste artigo que certas métricas são bastante úteis ao trabalho de quem vende produtos digitais. Taxa de conversão, CAC e NPS são algumas delas, indicando informações relevantes sobre o negócio.

Agora, que tal continuar a sua descoberta com a Mindz? Saiba o que é funil de vendas e quais são as suas etapas!