E-mail Marketing: o que é e principais tipos 

Ao longo do tempo, o e-mail marketing evoluiu com a internet. Mais pessoas integraram o ambiente online, passando de expectadores para usuários ativos desse importante canal. Agora, as caixas de entrada são um espaço importante para trocas e conversas.

A estratégia foi se alterando com os anos, tornando-se um importante meio de comunicação e vendas para as empresas. Portanto, se você quer ter sucesso em seu negócio digital usando essa tática, precisa conhecer os seus diferentes formatos e como usá-los.

Confira, a seguir, detalhes sobre o e-mail marketing!

O histórico do e-mail marketing nas estratégias de negócio

Quando a internet era “só mato”, as funções do e-mail eram muito limitadas em relação ao usuário comum. Assim, quem não atuava na área da tecnologia se restringia a ler páginas da web, baixar imagens, enviar e receber mensagens, entre outras tarefas básicas. 

A conversa era exclusivamente unilateral, do tipo “aqui está a mensagem, leia”. Apenas se houvesse liberdade ou necessidade em um segundo momento, haveria uma resposta.

Contudo, um fator limitante como esse nunca foi um problema para estratégias de marketing em ambientes tradicionais. 

Não acredita? Quantas vezes você viu alguém falar com um outdoor, um jornal ou uma carta? A propaganda está lá, quer você queira ou não — ou melhor, está lá com ou sem a sua atenção ou interesse. 

A implementação de estratégias como cartas de venda já foi muito mais comum do que é hoje. Seu princípio é simples e você já deve ter uma noção de como funciona.

É desta forma: uma empresa elabora uma carta e a distribui para seus potenciais clientes (ou até mesmo àqueles que já são seus compradores) com o objetivo de realizar mais vendas.

Com a digitalização, esse método foi aos poucos se tornando antiquado e oneroso. Isso aconteceu porque o paralelo de distribuição oferecido pelos serviços de e-mail permitia uma comunicação, de modo geral, muito mais dinâmica, personalizada e barata.

Podemos dizer que o e-mail marketing (marketing de correio eletrônico) surgiu como uma evolução do marketing de correios tradicional. Ele utiliza técnicas em comum, potencializando-as pelos avanços tecnológicos. 

Hoje, o crédito de inauguração dessa estratégia é da empresa americana Digital Equipment Corp.

A organização enviou 400 e-mails publicitários, convertendo mais de 12 milhões de dólares na década de 1970. Uma tática e tanto, não é verdade? Então, veja mais detalhes sobre o e-mail marketing!

Marketing de E-mail

E-mail marketing é a utilização de correios eletrônicos para campanhas de distribuição de marketing digital de maneira direta. Seu objetivo é criar e cultivar um relacionamento com o público, visando  realizar vendas e potencializar a retenção de leads.

O e-mail marketing não está morto como muitos “especialistas” disseram durante a primeira adoção massiva das novas redes sociais. Apesar do marketing digital ter uma infinidade de estratégias e ferramentas, os usuários tendem a manter estruturas socialmente válidas — como o e-mail. 

A utilização desse meio de comunicação é estimulada por diversos pontos na internet. Isso acontece principalmente em ambientes mais formais. O próprio sistema judiciário brasileiro recolhe (e exige, em alguns casos) endereços de e-mail das partes de um processo.

Assim como outras estratégias, como em advertisement em plataformas como o Google e Facebook, o marketing de e-mail deve ser implementado de maneira estratégica.

Logo, ele varia segundo o objetivo da campanha, público-alvo, estimativas de retorno, copywriting, entre outros fatores. 

A personalização de conteúdo é garantida através dos seus principais benefícios:

Segmentação de público

O e-mail (com destaque para “e” de eletronic) possibilita a construção de conteúdo diferente para variados públicos. Isso permite melhora nas taxas de engajamento e, consequentemente, de conversão.

Relacionamento com o público

A construção e manutenção de relações de qualidade com as pessoas é vital para o sucesso de qualquer campanha de marketing digital. A abordagem se mostra altamente eficaz em empresas que sabem construir estratégias digitais.

Análise quantitativa

Do mesmo modo que outras táticas do marketing digital, é possível gerar e consumir dados sobre o e-mail marketing. Eles serão essenciais para a retroalimentação da cadeia construtora de campanhas.

Na prática, podemos mensurar o quanto um e-mail se destaca sobre outro em relação à conversão. 

Portanto, você consegue definir se o público ideal prefere uma linguagem mais informal ou não; se gosta de imagens no corpo da mensagem; ou se prefere exclusivamente texto (por um teste A e B, por exemplo).

Baixo investimento

Já é um clichê de marketing falar em baixos investimentos no digital em comparação ao mercado tradicional, não é verdade? Porém, isso não torna os fatos menos verdadeiros. 

A princípio (e a nível de um infoprodutor independente ou de uma pequena empresa), as campanhas desse tipo não exigem necessariamente grande volume de capital inicial. 

Contudo, é aconselhável que alguns processos sejam feitos de maneira dinâmica via ferramentas digitais pagas — o que pode mudar definitivamente o jogo entre erros e acertos.

Público engajado

A empresa pode gerar valor contínuo para o seu público (que se manterá engajado com o material) mediante estratégias como newsletters — que veremos mais adiante neste post. 

Então, os compradores vão “crescer aos olhos” com o nome da sua marca por uma abordagem menos invasiva e altamente aceita.

Tipos de E-mail Marketing

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o e-mail marketing e suas vantagens, vamos abordar maneiras práticas para usar essa tática. Confira!

Newsletter

Esse formato de mensagem é uma alternativa excelente para comunicar de maneira “despretensiosa” com o seu cliente ou lead. 

O objetivo é informar sobre atualizações e novidades relacionadas ao seu negócio e mercado. Como o próprio nome sugere (news), a ideia é levar frequentemente informações relevantes, de maneira a manter o contato com o público. 

Uma empresa de tecnologia, por exemplo, forneceria notícias e atualizações, atrelando valor de marca à sua audiência.

E-mail promocional

A promoção nesse tipo de e-mail é no sentido de “promover”, e não necessariamente de atribuir desconto. Mas, observe que esse caso deve ser utilizado pontualmente — e nem sempre tem o objetivo vendas.

Por exemplo, uma marca poderia promover um curso gratuito que ocorre em momentos específicos. Logo, seria de péssimo tom enviar e-mail diariamente sobre sua “última e definitiva” invenção, não é verdade? 

Assim, um e-mail promocional deve se atentar para evitar que seu conteúdo se torne simplesmente um spam.

E-mail sazonal

Essa abordagem representa aquelas mensagens específicas para datas especiais como: aniversários, Black Friday, Dia das Mães e Natal, entre outras. A ideia é aproveitar as oportunidades geradas por esses dias para enviar para o usuário uma mensagem contextualizada e de maneira mais pessoal. 

E-mail de atividade

Por fim, essa categoria se encaixa em e-mails que correspondem a algum estado ou ação do usuário. Ou seja, a mensagem é enviada a partir de uma ação (ou falta de ação) da pessoa. Por exemplo: um indivíduo receberá uma mensagem de boas-vindas ao se registrar em um site. 

SPAM — o que é 

Um e-mail distribuído em massa e de maneira indiscriminada para usuários que não o desejam ou solicitaram é considerado um spam. Por padrão, esse formato é tido como uma má prática.

No entanto, deixando de lado o que seria moralmente aceito, é natural nos questionarmos se o spam funciona ou não. Você se lembra da primeira campanha de e-mail marketing citado no início da página? Pois ela era um spam — e, diga-se de passagem, funcionou muitíssimo bem.

Isso não significa que você deva sair por aí “spammando” ofertas. Porém, é importante conhecer as más práticas a fim de evitá-las.

Maneiras de envio de e-mail marketing

Para todos esses formatos, um ponto importante é o modo como o conteúdo será produzido e enviado. Dessa forma, você precisa se decidir se ele será feito manualmente ou de maneira automatizada. 

A automação de marketing é um conjunto de relações entre marca e cliente feitas de maneira automática via mecanismos lógicos. Com ela, você potencializa alcance e retorno das campanhas, sem a necessidade de intervenções humanas frequentes. 

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