O que é marketing digital? Top 6 grandes vantagens do marketing digital.

Para que possamos definir o que é o marketing digital, vamos rapidamente compreender o significado do seu nome familiar: marketing.

Marketing é, de maneira bem simples, o estudo e aplicação de estratégias e abordagens de interação entre marca e público. Ou seja, se trata das relações de mercado (market) visando explorar necessidades e atender a desejos de sua audiência através de manobras publicitárias.

O grande boom da internet durante os anos 2000 trouxe novas oportunidades de comunicação digital e portanto um imenso potencial de mercado a ser explorado através de conceitos que surgiram com o desenvolvimento do marketing digital. 

Como assim “desenvolvimento”?

Na verdade, o marketing digital surgiu muito antes disso (apesar da popularização do termo ser recente). O marketing digital já é utilizado há um bom tempo através de propagandas de rádio, por exemplo.

Por meio da digitalização do áudio e da modulação de sua sequência binária em padrões distintos, as transmissões podem chegar aos ouvidos de potenciais clientes, que ouvirão apenas uma oferta ”imperdível” de um fogão quatro bocas, por exemplo.

Apesar de ser um tópico razoavelmente discutido, a literatura internacional define o marketing digital como marketing através de meios digitais (sendo esses meios diferentes do marketing presencial, que inclui jornais e outdoors, por exemplo).

O conceito se desenvolveu e ganhou força durante a década de 90, porém foi durante os últimos anos que a internet passou a ser o vetor principal para atividades de marketing digital, e por isso é comum sua associação de co-dependência com a internet. Neste post vamos falar de marketing digital e sua atuação na rede de computadores.

Marketing Digital nos dias de Hoje:

Por sua popularidade e acessibilidade, o marketing digital tem se firmando como o principal combustível de vendas para diversas empresas (e em muitas delas é o único tipo de marketing adotado).

Considerando que o marketing é a maneira pela qual uma empresa pode se expressar e comunicar com seus clientes e contribuintes, e que seu público mantém acesso frequente à internet, pode-se concluir rapidamente que o investimento em marketing digital não é dispensável para uma empresa que procura aumentar sua lucratividade.

Investir em marketing digital significa ir muito além de contratar alguém para “cuidar das redes sociais”. Um profissional da área possui uma ampla gama de ferramentas e estratégias que podem ser avaliadas e distribuídas em um funil de vendas, por exemplo.

A internet representa um ambiente altamente criativo e dinâmico, e para se tornar um bom profissional de marketing, é preciso se manter atento sobre quais as melhores práticas e estratégias para o impulsionamento da sua marca nos meios digitais.

Apesar de sazonalmente surgir uma nova tendência (como foi o caso recente do Tiktok, por exemplo), existem algumas ferramentas que por apresentarem excelente retorno positivo são adotadas globalmente: post em blogs, vídeos no Youtube, webinários, presença nas redes sociais, search engine marketing (SEM), anúncios no Google, Facebook, Instagram, etc.

Quais as vantagens do marketing digital?

Existem muitos parâmetros que são convencionalmente utilizados para medir a eficiência da publicidade na internet. A análise destes fatores em conjunto e individualmente apontam para diversas vantagens e facilidades oferecidas por essa modalidade de marketing, dentre essas podemos destacar:

Alcance

Uma empresa pode ir de encontro a um cliente através da atuação do marketing online, que permite o rompimento de barreiras físicas. Estreitando assim a proximidade e viabilizando a comunicação de diversas maneiras como email marketing, anúncios no Facebook e Google, marketing de conteúdo, etc.

Dinamismo

A internet tornou flexível a maneira como consumimos qualquer conteúdo. A sua adoção em massa fez com que surgisse uma grande variedade de material publicado. Queira você ler algum artigo científico, ver um vídeo ou ouvir um podcast, temos em nossas mãos um grande poder de escolha que não era possível antes através da mídia conservadora. Essa qualidade permite que seja feita uma análise profunda sobre o comportamento dos usuários, que serve como base para o direcionamento de conteúdo. Em outras palavras: é muito mais fácil encontrar seu público ideal.

Presença

Até mesmo as grandes marcas tradicionais já passaram a dar o devido valor à criação de uma presença digital. A importância disso é simples: 90% dos brasileiros já possuem acesso à internet (será que seus clientes estão nesta contagem?). Através dessa presença digital podemos estruturar modelos como funis de vendas e potencializar a qualificação de público através do engajamento.

Autoridade

Através de estratégias digitais se pode aumentar a autoridade sobre o nicho de atuação da marca, através de manobras como o marketing de conteúdo. A autoridade é uma poderosíssima forma de aproximar um público interessado ao seu produto e marca.

Competitividade 

Os ambientes extremamente populares que surgiram na internet permitem que uma empresa de pequeno ou médio porte possa competir com empresas maiores, já que existem diversas abordagens que exigem um baixo custo de investimento e alto valor de retorno na captação de leads.

Análise

Como os dados comportamentais dos usuários podem ser coletados com muito mais facilidade na internet (custo por clique, custo por aquisição e uma série de outras informações relevantes), é possível através do marketing digital e da retroalimentação reformular estratégias com um público alvo muito mais preciso.

Custo

A definição de um público de maneira muito bem segmentada permite que seja traçada uma estratégia com custo também personalizada. Através desse tipo de marketing a publicidade é feita por algoritmos que tem a função de conectar marcas com leads, assim é possível uma previsão de custos e retorno sobre investimento (ROI).

Como vimos há pouco, a implementação do marketing digital pode ser feita de várias maneiras e cada uma delas produzirá os próprios resultados. Pensando nisso, nós da EadGuru decidimos distribuir gratuitamente o conteúdo que foi assimilado por anos de estudos e atuação no mercado digital com o intuito de contribuir com o seu crescimento no mundo digital.