O que é uma Página de Vendas? Quais as vantagens e como estruturar uma página de vendas.

Para entendermos bem do que se trata uma página de vendas, precisamos entender que estamos falando indiretamente de uma landing page, isto é, uma página de captura ou de “aterrissagem”. O objetivo deste tipo de página é a conversão do visitante, porém isso não significa necessariamente conversão em vendas, já que converter um visitante em lead também é extremamente importante para o processo geral e não deixa de ser uma “conversão”. 

Uma página de vendas é uma página estruturada de maneira a conduzir seu público até a compra. Esse processo é composto de diversas etapas que envolvem o caminho percorrido até a página e o caminho estruturado através de seu conteúdo persuasivo.

Diferente de outros modelos de landing pages, uma página de vendas (teoricamente) não deve lidar com um público não engajado. Isso quer dizer então que ela pertence a um funil de vendas e idealmente é encaixado no fundo do funil como etapa final.

Existem diferentes técnicas e estratégias que podem e devem ser utilizadas para aumentar a taxa de conversão de landing pages de modo geral. Neste artigo veremos especificamente sobre páginas de vendas, suas vantagens e como estruturar uma página de alta taxa de conversão.

Nós da EadGuru facilitamos desde os processos de criação e estruturação de sua página de vendas até toda personalização de sua plataforma através de seu domínio próprio, recorrência e assistência para pagamentos e outras features que alavancam suas vendas no mercado digital. Experimente agora gratuitamente os benefícios da melhor plataforma de criação, divulgação e vendas de cursos online.

Mas quais são as vantagens de uma Página de Vendas?

Apesar da internet ser adotada pela maioria esmagadora da população mundial, ainda é muito prudente ter certos cuidados e desconfianças. Provavelmente, assim como a maioria das pessoas, você não se sentiria confortável ao acessar um link e ser redirecionado automaticamente para uma página que pede pelos dados de seu cartão (mesmo que esse link venha de uma fonte confiável). 

Por conta de situações como essa, estratégias como páginas de vendas são implementadas para contribuir com a taxa de conversão de seus funis. Pensando nisso é importante destacar algumas vantagens dessa abordagem:

  • Divulgação – Uma página de vendas pode facilmente ser distribuída através de links e propagandas em redes sociais ou email marketing, por exemplo. Outro ponto de grande valia para divulgação de sua página é uma boa estrutura semântica, que somada a outras estratégias de SEO pode garantir uma maior visibilidade em ferramentas de pesquisa.
  • Tráfego para outras páginas –  Apesar de o propósito de sua página de vendas ser converter seu lead em cliente, nada impede (desde que feito de maneira assertiva) que em sua estrutura existam links para sua loja virtual, blog, outras landing pages, etc.
  • Descrição detalhada – O modelo proposto aqui permite que sejam abordados de maneira mais concisa os pontos principais do produto ou serviço proposto pela página através de uma descrição bem elaborada. Para essa tarefa, existem diversas práticas de copywriting e manobras de UI ou UX que devem ser consideradas.

Como estruturar uma página de vendas

Como já foi explicado, uma página de vendas se distingue de outros  formatos de landing page por seu objetivo: levar o público até a compra. Esse processo é estruturado dentro de alguns padrões que se inovam à medida que a concorrência de mercado cresce, porém a orientação sempre será guiar quem acessa a página. A seguir iremos abordar quais são alguns dos elementos que podem constituir uma página de vendas:

  • Título: Um bom título deve ser direto ao ponto, mas isso não significa que ele deva ser necessariamente o nome do produto. Como assim? Vamos imaginar que estamos lidando com a venda de um produto específico, um sapato com uma palmilha extremamente macia, por exemplo. Você acha que um título ideal para esse produto seja ‘Sapato com palmilha macia’? Provavelmente não é a melhor opção, “falta tempero”. A saída nesse momento é trabalhar o título com técnicas para despertar no interlocutor maior interesse de compra.
  • Subtítulo: A ideia principal desse elemento é complementar com mais informações o que foi informado no título. Seguindo as mesmas orientações do título quanto a copy, porém no subtítulo devemos explorar com mais liberdade a concisão do texto, que pode e deve despertar mais ainda o interesse do leitor.
  • Oferta: Este texto deve ser sucinto e servirá como mais um elemento de convencimento. Perceba: tudo até aqui é estruturado e pensado para conduzir o visitante a alguma ação (normalmente) através de um CTA bem posicionado. Seu texto de oferta deve destacar as vantagens do seu produto ou serviço, como frete grátis, desconto promocional, facilidade de uso, etc.
  • Imagem: A utilização de imagens (assim como outros componentes) não é obrigatória, mas será sempre uma recomendação para aliviar o peso do conteúdo escrito. Além disso, é muito mais fácil apresentar algumas coisas visualmente, o que permite uma comunicação maior com quem acessa a página, já que assim poderá despertar sentimentos de maneira objetiva – uma descrição no cardápio é importante, mas o que “mata” mesmo é a foto da comida. 
  • Botão de CTA: uma Call to Action (“chamada para ação”) precisa ser bem estruturada e posicionada em pontos estratégicos de sua página. Faz sentido logo no início da página (antes mesmo do título) haver um botão verde piscando “Compre agora”? Provavelmente não, né? Botões de CTA normalmente são posicionados como último elemento de um setor da página, basicamente são posicionados após um grupo de “argumentos” a favor do produto ou serviço (uma lista de vantagens ou descrições normalmente precederão um CTA).
  • Prova Social: Em páginas bem estruturadas é comum que em algum momento (normalmente após as informações principais) haja uma lista de pessoas que recomendam o serviço ou produto em oferta. Isso trabalha e comunica diretamente com as emoções de quem acessa a página através da validação social.
  • Informações da Marca: Trazer informações sobre a empresa que está distribuindo a página é de alto valor social. Nesse contexto é interessante destacar quem são os envolvidos no projeto, seus clientes em destaque ou mencionar a quantidade de alunos, por exemplo. Existem outros pontos interessantes para destacar nessa seção, como: responsabilidade ambiental, contribuição social, etc.
  • FAQ: Frequently Asked Questions (perguntas frequentes) são uma pequena coleção de perguntas e respostas recorrentes. A ideia é sanar a dúvida idealmente antes mesmo que ela exista, de forma a dinamizar todo o processo de compra.

Uma página de vendas pode variar quanto ao seu conteúdo mas nunca quanto ao seu objetivo. Sua estrutura deve atender às suas necessidades como empresa, mas acima disso atender aos desejos ou necessidades de seus prospectos. Então é muito importante escolher uma plataforma que ofereça suporte para sua página de vendas, assim como na EadGuru.