O que é um infoproduto? Entenda como pessoas simples faturam milhões na internet.

A natureza humana se desenvolveu sempre buscando facilitar a nossa vida, e por isso a cada ano que passa mais atividades são aposentadas e se tornam de uma geração passada: quando foi a última vez que alguém precisou juntar suas flechas e lanças para garantir a próxima janta? 

Talvez esse ponto pareça um exagero, então vamos voltar apenas alguns anos para tempos mais recentes: quando foi a última vez que você precisou escrever uma carta? Quando foi que nós deixamos de lado a grande inovação trazida pelo telegrama? E quando foi a última vez que você ligou para uma pizzaria para fazer o seu pedido ao invés de utilizar um aplicativo de delivery?

Isso tudo já é obsoleto, coisa do passado. Com o tempo e a constante evolução tecnológica, mais e mais coisas são compulsoriamente aposentadas. Hoje o que não se resolve com um acesso a internet já é considerado antiquado.

Com essa modernização dos meios de consumo, a atividade digital teve que se ajustar aos desejos da massa consumidora. No contexto atual, a grande maioria das pessoas consome ou virá a consumir produtos digitalmente em algum ponto de sua vida, e isso é um processo natural e inevitável.

O que é um infoproduto?

Um infoproduto, de maneira ampla, é um produto distribuído digitalmente que se propõe a solucionar algum problema ou atender alguma necessidade de sua audiência. Infoprodutos podem ser distribuídos em diversos formatos, sendo os mais populares:

E-Book

Os ebooks, ou livros digitais, são o formato mais popular de infoproduto por se tratar de um documento em formato de texto que pode ser acessado de qualquer lugar. Para muitos infoprodutores o ebook não é necessariamente seu produto final, sendo apenas uma etapa do funil de vendas. 

A produção de um livro em mídia digital exige, a grosso modo, apenas de uma ideia e de um editor de texto como o Google Docs, por exemplo. Normalmente são formatados em PDF ou ePub (formato de mídia para leitores digitais), e por isso sua entrega é instantânea e a partir do momento que é baixado pelo cliente ou prospecto, e já pode ser acessado sem restrições de conexão. 

Curso Online

Os cursos online são normalmente formados por um material mais denso sobre um determinado assunto, podendo variar entre um mix de formatos como vídeo aulas, screencasts, atividades ou até mesmo explorar formatos de áudio e texto dentro de uma metodologia de ensino que normalmente é separada por módulos.

Esse formato é o favorito dos infoprodutores, justamente porque o principal recurso para sua construção é uma ideia e um conhecimento a ser transmitido que possa ser transformado em material de estudo com uma câmera de celular, por exemplo.

Clubes de assinatura

Os clubes de assinatura muitas vezes funcionam como uma área de membros, onde somente através de um pagamento periódico o acesso ao conteúdo é liberado. O material somente se disponibiliza para os usuários enquanto durar a vigência de seu contrato (assinatura), sendo exigida uma renovação de acordo com a determinação do produtor. Um exemplo disso que se faz presente na rotina de muitas pessoas são as empresas de streaming de vídeo como Netflix e Prime Video.

O conteúdo de um clube de assinatura não se restringe necessariamente ao conteúdo educativo, à exemplo disso podemos destacar alguns clubes de entrega mensais de vinhos ou de produtos de higiene masculina. O funcionamento é simples, o assinante tem o benefício de maneira recorrente enquanto for ativa a sua assinatura.

Para modelos educativos, os clubes de assinatura são uma opção boa para infoprodutores que desejam uma rentabilidade mensal ou para aqueles que desejam disponibilizar o acesso a mais de um tipo de infoproduto. Normalmente por ser um material de consumo recorrente, exige atualizações de conteúdo e suporte ativo. Podemos ilustrar um clube de assinatura de gastronomia, onde a assinatura libera o acesso aos cursos de padaria e confeitaria, bem como também permite o acesso aos ebooks com métodos de preparo e receitas.

Vantagens do infoproduto:

Por serem vendidos e distribuídos na internet, os infoprodutos superam o comércio tradicional em diversos quesitos. E por isso, o mercado digital tem chamado a atenção de produtores de conteúdo de todo o mundo principalmente por sua acessibilidade facilitada, já que a porta de entrada para atuação e competição em mercado é muito mais ampla.

 Para o consumidor a praticidade é evidente, seja no caso de um curso, um ebook ou um “treinamento físico para mães solteiras e entusiastas da esgrima”. As opções são infinitas e a variedade é ampla, isso significa que  existem clientes para todos os tipos de produtos, não importa o quanto possa parecer esquisito ou específico demais – como o exemplo acima. 

Já para os produtores e vendedores de infoprodutos, as vantagens são incontáveis, mas o ponto principal disso tudo é a facilidade de entrada no mercado.  Em linhas gerais um infoproduto requer exclusivamente três coisas: um conteúdo para a produção de material, conexão com internet e uma plataforma especializada para vender e conectar você com seu cliente.

Um infoprodutor, diferente de um produtor tradicional, não precisa se preocupar com a quantidade de produtos em estoque. Isto significa que um infoproduto pode ser vendido infinitamente mesmo sendo produzido uma única vez, atribuindo a esse modelo de vendas um potencial de escalabilidade enorme se comparado aos métodos tradicionais.

Por se tratar de um material digital, o conteúdo central é o ponto chave para a criação de um bom infoproduto. Isso faz com que, mesmo com poucos recursos, o empreendedorismo digital seja acessível a todos: desde aqueles com materiais de gravação de vídeo profissional até pessoas que desejam compartilhar seu talento em alguma área apenas com a câmera de um celular.