Como usar o TikTok para divulgar seu curso online

O TikTok é uma das redes sociais mais populares do momento. Em 2021, ele anunciou a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais. O seu crescimento se manteve expressivo desde 2016, quando foi lançado. Por isso, saber como usar o TikTok para divulgar o seu curso é muito relevante.

O canal de vídeos curtos oferece uma oportunidade única para os criadores de conteúdo educacional. Afinal de contas, esse é um canal ágil e popular para popularização do negócio, visando atrair mais alunos.

Mas, como usar o TikTok para divulgar seu curso online de forma eficaz e criativa? Neste artigo, vamos dar dicas para você aproveitar o potencial da rede visando promover o seu conteúdo e  destacar-se da concorrência. Acompanhe!

Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para usar o TikTok com essa finalidade é conhecer o seu público-alvo. Quem são as pessoas com potencial interesse no que você tem a dizer? Qual é a faixa etária, gênero, interesses, problemas e necessidades delas?

Essas informações vão te ajudar a definir tom, estilo, formato e tipo de conteúdo a ser produzido. Além disso, elas colaboram para tarefas como escolher hashtags, sons e efeitos que podem aumentar o alcance e a interação dos seus vídeos.

Ferramentas de análise do TikTok também são úteis para obter dados sobre o público. Elas fornecem idade, gênero, localização e horários de maior engajamento, entre outros. Você também pode pesquisar perfis, vídeos e tendências populares no seu nicho para captar informações e se inspirar.

Crie conteúdo educativo e divertido

O TikTok valoriza a criatividade, originalidade e autenticidade. Por isso, você deve evitar vídeos longos, entendiantes, repetitivos ou comerciais demais, por exemplo.

O ideal é a criação de conteúdos que ensinem algo útil, interessante ou curioso para seu público. Melhor ainda se isso for feito de forma simples, clara e divertida. 

Dessa maneira, você pode usar recursos como música, dança, dublagem, efeitos, filtros, stickers, textos e emojis para tornar seus vídeos mais atrativos e dinâmicos nesse canal.

Veja estas ideias de conteúdo para publicar no TikTok:

  1. dicas, truques, hacks ou tutoriais relacionados ao tema de ensino;
  2. depoimentos, cases de sucesso ou resultados dos alunos;
  3. bastidores, curiosidades ou erros de gravação do curso online;
  4. perguntas, enquetes, quizzes ou desafios para interagir com o público;
  5. comparação, contraste ou paródia de situações antes e depois das aulas;
  6. convite, chamada ou oferta especial para o curso online.

O importante é que você crie conteúdo que agregue valor, informação ou entretenimento para seu público. Ao mesmo tempo, o material deve despertar o interesse e a curiosidade das pessoas pelo seu curso online.

Otimize perfil e vídeos

O terceiro passo para usar o TikTok a fim de divulgar o seu negócio é otimizar perfil e vídeos no canal. Isso significa que você deve utilizar as melhores práticas para aumentar a visibilidade, credibilidade e a conversão dos vídeos

O algoritmo da rede social considera fatores como relevância, qualidade, originalidade e interação para ranquear e recomendar os vídeos para os usuários. Portanto, você deve se atentar a certos pontos.

Em relação à otimização do perfil, são boas práticas:

  • nome de usuário, foto e bio que representem a marca pessoal ou profissional
  • link para seu site, canal, landing page ou sua plataforma EaD, onde as pessoas possam se inscrever no curso;
  • ações de seguir, curtir, comentar e compartilhar conteúdos de outros criadores do seu nicho de mercado, para criar relacionamento e parceria.

Para otimizar seus vídeos, você deve:

  • usar títulos, descrições e hashtags relevantes, claras e atrativas, que contenham palavras-chave relacionadas ao tema de ensino;
  • utilizar sons, efeitos e tendências que estejam em alta no TikTok, mas que também tenham relação com seu conteúdo e público;
  • usar legendas, textos e stickers para reforçar a mensagem, destacar pontos importantes ou incluir uma chamada para ação;
  • publicar vídeos nos horários e nos dias de maior engajamento do seu público, com uma frequência consistente.

Integre o Pixel do TikTok

Por fim, você também pode fazer a integração do Pixel do TikTok em sua plataforma de cursos a fim de otimizar os resultados. 

Segundo a própria rede social, “pixel é um pequeno trecho de código que você pode colocar no website para ajudar a encontrar novos clientes, otimizar as campanhas e mensurar o desempenho do anúncio”.

Na Mindz, a integração é simples e, assim, é possível obter o melhor da rede social em benefício do seu curso online. 

Confira este tutorial que preparamos:

Como visto, o TikTok é uma rede social que pode ser uma grande aliada para divulgar seu curso online.

Com as dicas que trouxemos, você pode criar conteúdo educativo e divertido, visando atrair, engajar e converter seu público-alvo.

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