Como lançar seu primeiro curso online? Passo a passo para criação e lançamento de infoprodutos

O curso online é a forma mais atualizada de ensino à distância (EaD) e, por isso, saber como lançá-lo é um conhecimento valioso para os infoprodutores. O EaD existia antes da popularização da web, com telecursos, rádios, revistas e correspondência. Mas, agora, ele está mais avançado do que nunca.

Um fato interessante é que não existe uma padronização rígida sobre a formatação desse conteúdo. Dessa forma, as aulas podem ser um mix de mídias digitais, como: áudio, vídeo, texto e aplicações, por exemplo.

Contudo, ainda que esse tipo de EaD seja flexível, alguns passos colaboram com a sua formatação. Pensando nisso, elaboramos este roteiro, baseado em práticas de sucesso, para ajudá-lo a entender como lançar o seu primeiro curso online. Curioso? Então, acompanhe e confira!

1. Defina o conteúdo

O primeiro passo é definir o tema do seu curso e qual o público ele atende. Assim, estabelecer o seu nicho é a etapa mais importante para a criação do infoproduto, guiando-o em todo o trabalho. Esse entendimento é fundamental porque, a partir de um grupo bem definido, você terá as informações necessárias para iniciar a pesquisa e validação do projeto.

Para escolher um tema, observe que ele deve atender às necessidades e desejos das pessoas. Por isso, pesquise um conteúdo que você tenha domínio e interesse — ou, pelo menos, alguém que seja uma autoridade no assunto a ser explorado.

O tema deve ser bem específico. No meio fitness, é possível criar um material mais nichado e destinado a um público ainda mais restrito ao abordar “técnicas de hipertrofia muscular para ectomorfos”, por exemplo.

Agora, você deve aprofundar os seus estudos sobre o nicho e subnicho de atuação. Para isso, colete dados e faça estimativas do que se pode encontrar no mercado. Esse momento também é ideal para conhecer os seus concorrentes, destrinchando erros e acertos.

2. Crie um roteiro

Com o seu tema já definido, está na hora de traçar um roteiro de aprendizado. Para isso, torne clara a transformação que seu curso propõe, combinado?

Por exemplo, em um curso para iniciantes de confeitaria, espera-se que as primeiras aulas sejam introdutórias. Nelas, métodos e receitas sobre a arte de fazer bolos devem ser ensinados. 

Nesse caso, seria muito estranho se o conteúdo começasse com uma forma untada, uma porção de cupcakes e a entrega de um certificado de confeiteiro, não é verdade? É por isso que normalmente o conteúdo é subdividido em módulos.

A estrutura do seu curso e a sua metodologia serão essencialmente o diferencial entre você e seus concorrentes. Logo, estruture a alma do seu infoproduto, estabelecendo um método de ensino que seja atrativo e envolvente. Ele deve cativar o aluno e transmitir o máximo de conhecimento relevante.

Portanto, criar um roteiro é essencial para orientar a sua didática de ensino em uma estrutura coesa e rica para os alunos.

3. Grave e edite os conteúdos

Com o roteiro preparado, agora começa a produção de verdade! Para muita gente, gravar vídeos ou screencasts (gravação de tela) é um pouco assustador por ser um território ainda não muito explorado. Até mesmo a timidez ou outro motivo pesam durante essa fase. Mas, fique tranquilo, porque existem maneiras para que tudo seja feito do melhor modo possível.

Inicie prezando pela qualidade sonora. Afinal, o seu público não precisa apenas ouvir; mais do que isso, ele deve entender você! Então, invista em microfones que caibam no seu orçamento e que melhorem a qualidade de áudio de suas aulas.

Em alguns pontos, a edição de áudio é crucial para evitar que imperfeições sonoras atrapalhem suas explicações ou as tornem maçantes demais. Nesse sentido, a adição de música ambiente é uma boa prática, causando o duplo efeito de filtro sonoro e conteúdo mais agradável.

Além disso, uma boa qualidade de imagem é essencial. No caso de aulas com demonstrações em tela, existem diversos programas que gravam sua tela de maneira gratuita e em HD, como Free Cam, CamStudio e o próprio recurso disponibilizado pelo Windows. 

Para gravar aulas, você deve ter atenção a detalhes, viu? Caso não haja um cenário, temas neutros como fundo são a melhor pedida. Note ainda que a boa dicção do professor e domínio do conteúdo ajudam a garantir a autoridade no assunto.

4. Escolha a melhor plataforma de hospedagem

Neste passo, você precisa eleger a solução ideal para hospedar o material produzido. Para traçarmos um bom parâmetro de plataforma de hospedagem, temos que considerar fatores como: 

  • quais ferramentas a plataforma oferece? 
  • ela disponibiliza suporte para infoprodutores e consumidores? 
  • as transações financeiras são feitas de maneira segura?
  • é possível ter controle dos dados de venda e acesso do seu material? 
  • a plataforma oferece suporte para o crescimento de captação e fidelização do seu aluno?

As respostas a essas perguntas o ajudarão a encontrar a empresa que fornece o melhor em termos de hospedagem para o seu conteúdo. Por isso, faça uma análise crítica e minuciosa de qual plataforma atende às suas necessidades e tem a capacidade para potencializar seu rendimento. 

Nesse sentido, a Mindz tem as melhores ofertas em EaD. Referência em ensino à distância no Brasil, oferecemos um conjunto de ferramentas que formam o melhor programa de vendas online para o seu negócio. 

5. Valide o conteúdo

Até aqui, você já tem um material de áudio e vídeo devidamente armazenado no serviço de hospedagem escolhido. Logo, é preciso dar andamento para a próxima etapa: a validação do que foi produzido. Assim, confira a qualidade do seu curso e estruture sua estratégia de distribuição. 

Esse passo não pode ser ignorado de jeito nenhum, viu? Afinal, desconsiderar como o seu produto é recebido pelo mercado é receita certa para o fracasso, desperdiçando recursos com um conteúdo que não interessa ao público.

Com o seu infoproduto gravado e devidamente formatado, forneça uma amostra para um grupo de pessoas. Existem muitas maneiras de validação de conteúdo, que variam desde técnicas de pré-venda a distribuição de aulas piloto.

Em seguida, observe as respostas dos alunos e colete o máximo de dados sobre o feedback recebido. As reações e os comentários do público são uma fonte valiosa para a definição de estratégias para o lançamento do seu infoproduto.

Pronto! Agora, você já sabe como lançar o seu primeiro curso online. A definição do conteúdo e a criação de um roteiro, seguida pela gravação e edição das aulas, são os primeiros passos. 

A escolha da plataforma de hospedagem (como a Mindz) e a validação do conteúdo também são essenciais para o sucesso do seu material na web.