Como fazer stories que vendem? Passo a Passo para Infoprodutores

É inegável que as redes sociais são importantes para pessoas infoprodutores. Mais do que nunca, a velocidade e a perenidade dos conteúdos têm se destacado como ferramentas comerciais. Por isso, se você vende produtos digitais, deve saber como criar stories que vendem.

O formato que desaparece após 24 horas de publicação ganhou força com o aplicativo Snapchat e popularizou-se com o Instagram. Agora, diversas plataformas adotam o modelo, gerando boas oportunidades para interações (e negócios) com a sua audiência.

Que aprender a fazer stories que efetivamente vendem? Então, veja este passo a passo que elaboramos especialmente para você, infoprodutor!

1. Conheça seu público-alvo

Quando você entende verdadeiramente quem são os indivíduos que deseja alcançar, fica mais fácil criar conexões significativas e relevantes. Isso fortalece a identidade da marca e estabelece uma base sólida para a construção de histórias envolventes.

Por isso, compreenda as dores do seu público a fim de oferecer soluções que atendam às suas necessidades específicas. Da mesma forma, ao identificar seus desejos e aspirações, é possível criar conteúdos que despertem emoções positivas, levando os usuários pela jornada de compra.

Além disso, conhecer profundamente o seu target é importante para adaptar linguagem, tom e estilo de comunicação usados, facilitando a criação de uma mensagem mais impactante. 

2. Crie histórias envolventes e emocionantes

O storytelling é uma ferramenta poderosa para envolver e cativar os followers. A criação de histórias envolventes e emocionantes ajuda a conectar a sua marca de forma mais profunda com os clientes em potencial. 

Incorporar elementos interativos, como perguntas, enquetes ou quizzes, por exemplo, pode aumentar o engajamento e incentivar a participação dos usuários. Por isso, crie stories que chamem a atenção da sua audiência e a estimule a interagir com as publicações.  

Considere ainda a estrutura da história, incluindo elementos como personagens cativantes, conflitos instigantes e resoluções satisfatórias. Isso ajuda a manter o interesse das pessoas ao longo do tempo. Dessa forma, os seguidores terão mais exposição à marca, facilitando futuras ações comerciais.

3. Use elementos visuais atraentes e cativantes

Redes sociais como Instagram são, essencialmente, visuais. Logo, usar imagens e vídeos bem elaborados é essencial para complementar o storytelling e aumentar o impacto da sua mensagem. 

A criação de materiais relevantes têm o poder de capturar a atenção do público de forma imediata, transmitindo informações de maneira rápida e memorável. Para isso, considere a qualidade e a relevância dos modelos para a história que está sendo contada. 

Imagens e vídeos devem ser claros, nítidos e visualmente atraentes. Já gráficos e infográficos precisam simplificar informações complexas de forma visualmente atraente e compreensível.

Outra dica: garanta a consistência visual em todas as plataformas e canais de comunicação. Isso fortalecerá a identidade da marca e aumentará o reconhecimento pelos clientes. Como resultado, o conteúdo será mais atraente e potencializará as suas chances de vendas.

4. Inclua chamadas à ação persuasivas e diretas

Os call-to-actions (CTA) são chamadas que devem incentivar o público-alvo a agir imediatamente. Por isso, eles precisam direcionar os seguidores a realizar uma ação específica que leve à conversão desejada pelo infoprodutor.

Seja claro e direto sobre o que você deseja que as pessoas façam, orientando-as para a compra do curso, por exemplo. Use linguagem convincente para destacar os benefícios de seguir a ação proposta. 

Além disso, torne as chamadas à ação visíveis e acessíveis, posicionando-as estrategicamente no story. Você pode usar os botões com links que as plataformas disponibilizam, facilitando a ação do usuário.

5. Mensure resultados e ajuste estratégias continuamente

Por fim, acompanhe constantemente métricas relevantes sobre a presença online e as vendas pelas redes sociais. Monitore taxas de cliques, de conversão e engajamento do target, entre outras, a fim de avaliar o desempenho dos posts.

A análise o ajudará a ajustar sua estratégia conforme necessário. Isso pode envolver a adaptação do conteúdo, otimização dos CTAs ou até mesmo a exploração de novos formatos visando atingir suas metas comerciais.

Avaliar os êxitos e fracassos anteriores é vital para gerar insights para futuras iniciativas. Assim, esteja aberto a experimentar ideias e abordagens, sempre buscando maneiras de aprimorar e inovar em suas narrativas.

Como visto, o conhecimento sobre o público, elementos visuais atrativos e ajustes das estratégias, entre outros, são importantes para você fazer stories que vendem. Desse modo, o uso estratégico das redes sociais tem tudo para potencializar os seus negócios como infoprodutor.

Agora, saiba como você pode melhorar ainda mais as suas chances de vendas. Conheça todos os benefícios da Mindz.

Clique no link abaixo e comece!