Como faturar com marketing nas redes sociais? Estratégias e boas práticas para crescer sua presença digital.

Essa abordagem do marketing digital voltada para redes sociais compreende um conjunto de atividades e práticas que buscam promover um negócio, serviço ou marca. Essa promoção estratégica é distribuída através de diversas plataformas como o Linkedin, Youtube, TikTok, Kwai, Instagram, etc.

Como a maior parte do público acessa essas redes, é importante para uma empresa promover sua presença digital, alcançando assim diversos clientes ou parceiros comerciais. 

Sendo assim, os benefícios da aplicação de uma boa estratégia de marketing digital vai além do potencial em vendas, como também podem angariar outros tipos de vantagens comerciais ou administrativas, por exemplo. 

Neste artigo falaremos sobre como aplicar marketing digital através das redes sociais, quais as melhores práticas de atuação e quais as 6 melhores estratégias de aplicação.

Estratégias de marketing para redes sociais

Para estabelecermos as melhores medidas para serem implementadas nas redes sociais, devemos primeiramente compreender o que de fato são estas redes.

Uma rede social se trata de um espaço virtual onde seus membros (pessoas ou organizações) se comunicam e compartilham informações simultaneamente. Existem redes sociais para os mais diversos propósitos e cada uma delas possui sua própria lógica operacional. 

Seguindo esta conceituação, podemos discutir algumas estratégias de marketing digital aplicadas às redes sociais:

  • Anúncios pagos são umas das principais maneiras pelas quais marcas se apresentam para seu público nos dias de hoje. Isso normalmente é categorizado como “tráfego pago”, ou seja, é a parte do seu conteúdo que é exposta ao seu cliente exclusivamente através de campanhas publicitárias direcionadas dentro das diretrizes de cada plataforma. Empresas como o Meta (através do Instagram e Facebook) e Google (através do Youtube) oferecem seus próprios algoritmos de distribuição e análise de marketing juntamente com seus serviços de anúncio em sua respectiva plataforma.
  • Marketing de conteúdo, se refere ao conjunto de estratégias que atuam priorizando uma comunicação mais assertiva com o público, através da distribuição de conteúdos que gerem valor e estreitam as relações com seus leads, antes de realizar campanhas de venda. Visite nosso artigo completo sobre marketing de conteúdo caso queira saber mais profundamente sobre o que é e como utilizar essa abordagem de marketing digital.
  • Sorteios são uma excelente maneira de engajar sua audiência nas redes sociais. Esse engajamento normalmente será processado positivamente pelo algoritmo da plataforma, resultando em maior alcance de sua marca. Sorteios no Instagram são a maneira mais frequente desse tipo de estratégia, a maioria das pessoas que utilizam redes sociais já foram citadas em algum sorteio do tipo “marque três amigos e concorra a…”, não é mesmo?
  • Stories, Shorts e semelhantes podem ser uma opção muito viável para aumentar o engajamento diário de seu público. Com a retenção de tempo de tela cada vez mais competitivo, mídias em formato mais curto como temos em um story permitem uma distribuição facilitada, já que a rotatividade de consumo é muito maior. Esse formato viabiliza o reaproveitamento e redistribuição de conteúdo a partir de um outro conteúdo maior – são frequentemente chamados de conteúdo “nutella” (um trecho curto de um podcast, por exemplo) e podem ser produzidos a partir de conteúdos maiores (conteúdo “raíz”).
  • Comunidades são geradas dentro de um círculo social, e na internet esses ambientes de conexão entre marca e audiência são construídos de maneira natural através do engajamento com o conteúdo. Isso não significa que devemos dispensar adoção de técnicas para otimizar esse processo, muito pelo contrário, a equipe de marketing deve trabalhar de maneira ferrenha para construir uma comunidade digital. A construção desses grupos tem diversas vantagens, como a divulgação do seu conteúdo espontaneamente através da comunidade – isso ocorre quando sua comunidade passa a divulgar sua marca para seus respectivos círculos sociais.
  • Lives representam um formato ao vivo disponibilizado pelas principais plataformas como o Facebook, Youtube e Instagram. Caso você não tenha notado ao longo dessa lista, um bom profissional de marketing além de compreender muito bem seu público, deve compreender e atuar a favor do algoritmo de cada uma dessas redes sociais. Adicionar lives ao conteúdo de uma marca permite uma interação em tempo real com seu público, gerando maior engajamento e consequentemente estreitando o funil de vendas.

Boas práticas em Redes Sociais

Como profissionais de marketing, devemos sempre encontrar a abordagem mais viável de interação com o público e, apesar de não existir um manual sobre isso, existe um conjunto de boas práticas convencionalmente adotadas de acordo com cada plataforma. Em linhas gerais podemos atender essas boas práticas através de: 

  • Boa conexão com o público. Isso significa que sua marca deve corresponder aos desejos e anseios de sua audiência, também deve comunicar com seu público dentro de sua própria linguagem.
  • Conteúdo de qualidade. Através de estratégias de inbound marketing, por exemplo, uma marca pode se comunicar com seu público dentro de seu tema sem que precise “forçar a barra” com propagandas e promoções constantes de seus produtos para que possa realizar alguma venda.
  • Comunicação fácil. Em redes sociais de uma maneira geral, a competição pelo tempo de tela é espantosa, pensando nisso a comunicação deve ser a mais leve possível. Isso significa que priorizar a escrita estritamente formal talvez não seja a melhor ideia, e quem sabe um pouco de descontração possa ser uma boa estratégia (aderir às trends é um exemplo prático disso).

O social media marketing se renova constantemente à medida que os interesses do público também se renovam. Então um bom rendimento de marketing digital exige uma constante avaliação de mercado por uma equipe profissional e altamente capacitada. Aqui na EadGuru, nós fornecemos suporte para pessoas e empresas que atuam ou gostariam de ingressar no mercado digital através de nosso conteúdo gratuito no blog e por meio de nossas ferramentas para infoprodutores.