Como fazer stories que vendem?

imagem de uma perfil de stories

É inegável que as redes sociais são importantes para pessoas infoprodutores. Mais do que nunca, a velocidade e a perenidade dos conteúdos têm se destacado como ferramentas comerciais. Por isso, se você vende produtos digitais, deve saber como criar stories que vendem.

O formato que desaparece após 24 horas de publicação ganhou força com o aplicativo Snapchat e popularizou-se com o Instagram. Agora, diversas plataformas adotam o modelo, gerando boas oportunidades para interações (e negócios) com a sua audiência.

Que aprender a fazer stories que efetivamente vendem? Então, veja este passo a passo que elaboramos especialmente para você, infoprodutor!

1. Conheça seu público-alvo

Quando você entende verdadeiramente quem são os indivíduos que deseja alcançar, fica mais fácil criar conexões significativas e relevantes. Isso fortalece a identidade da marca e estabelece uma base sólida para a construção de histórias envolventes.

Por isso, compreenda as dores do seu público a fim de oferecer soluções que atendam às suas necessidades específicas. Da mesma forma, ao identificar seus desejos e aspirações, é possível criar conteúdos que despertem emoções positivas, levando os usuários pela jornada de compra.

Além disso, conhecer profundamente o seu target é importante para adaptar linguagem, tom e estilo de comunicação usados, facilitando a criação de uma mensagem mais impactante. 

2. Crie histórias envolventes e emocionantes

O storytelling é uma ferramenta poderosa para envolver e cativar os followers. A criação de histórias envolventes e emocionantes ajuda a conectar a sua marca de forma mais profunda com os clientes em potencial. 

Incorporar elementos interativos, como perguntas, enquetes ou quizzes, por exemplo, pode aumentar o engajamento e incentivar a participação dos usuários. Por isso, crie stories que chamem a atenção da sua audiência e a estimule a interagir com as publicações.  

Considere ainda a estrutura da história, incluindo elementos como personagens cativantes, conflitos instigantes e resoluções satisfatórias. Isso ajuda a manter o interesse das pessoas ao longo do tempo. Dessa forma, os seguidores terão mais exposição à marca, facilitando futuras ações comerciais.

3. Use elementos visuais atraentes e cativantes

Redes sociais como Instagram são, essencialmente, visuais. Logo, usar imagens e vídeos bem elaborados é essencial para complementar o storytelling e aumentar o impacto da sua mensagem. 

A criação de materiais relevantes têm o poder de capturar a atenção do público de forma imediata, transmitindo informações de maneira rápida e memorável. Para isso, considere a qualidade e a relevância dos modelos para a história que está sendo contada. 

Imagens e vídeos devem ser claros, nítidos e visualmente atraentes. Já gráficos e infográficos precisam simplificar informações complexas de forma visualmente atraente e compreensível.

Outra dica: garanta a consistência visual em todas as plataformas e canais de comunicação. Isso fortalecerá a identidade da marca e aumentará o reconhecimento pelos clientes. Como resultado, o conteúdo será mais atraente e potencializará as suas chances de vendas.

4. Inclua chamadas à ação persuasivas e diretas

Os call-to-actions (CTA) são chamadas que devem incentivar o público-alvo a agir imediatamente. Por isso, eles precisam direcionar os seguidores a realizar uma ação específica que leve à conversão desejada pelo infoprodutor.

Seja claro e direto sobre o que você deseja que as pessoas façam, orientando-as para a compra do curso, por exemplo. Use linguagem convincente para destacar os benefícios de seguir a ação proposta. 

Além disso, torne as chamadas à ação visíveis e acessíveis, posicionando-as estrategicamente no story. Você pode usar os botões com links que as plataformas disponibilizam, facilitando a ação do usuário.

5. Mensure resultados e ajuste estratégias continuamente

Por fim, acompanhe constantemente métricas relevantes sobre a presença online e as vendas pelas redes sociais. Monitore taxas de cliques, de conversão e engajamento do target, entre outras, a fim de avaliar o desempenho dos posts.

A análise o ajudará a ajustar sua estratégia conforme necessário. Isso pode envolver a adaptação do conteúdo, otimização dos CTAs ou até mesmo a exploração de novos formatos visando atingir suas metas comerciais.

Avaliar os êxitos e fracassos anteriores é vital para gerar insights para futuras iniciativas. Assim, esteja aberto a experimentar ideias e abordagens, sempre buscando maneiras de aprimorar e inovar em suas narrativas.

CONCLUSÃO

Como visto, o conhecimento sobre o público, elementos visuais atrativos e ajustes das estratégias, entre outros, são importantes para você fazer stories que vendem. Desse modo, o uso estratégico das redes sociais tem tudo para potencializar os seus negócios como infoprodutor.

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E não para por aí: você também mapeia toda a jornada do seu cliente, do primeiro clique à conversão — visualizando cada etapa, comportamento e ponto de contato com sua marca.

Com isso, fica muito mais fácil nutrir leads no momento certo, oferecer uma experiência realmente personalizada e aumentar suas taxas de conversão. Tudo em um só lugar, com simplicidade e inteligência.

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